A Fundação Cultural de Timbó (FCT) foi criada em 24 de março de 2000, através da Lei Complementar nº. 171, com a finalidade de promover, dirigir, incentivar e fomentar atividades e eventos culturais, bem como criar condições para que a mesma se desenvolva independente de quaisquer preferências ideológicas ou políticas.
A FUNDAÇÃO CULTURAL de Timbó organiza e fomenta dezenas de eventos culturais durante o ano, seja em suas dependências ou em outros espaços públicos. Dentre os inúmeros eventos promovidos estão aqueles relacionados a dança, teatro, música, lazer e o acesso às artes plásticas e a todas as formas de literatura, além do incentivo a educação cidadã, constituindo-se como forma de preservar as tradições dos antepassados, os quais, apesar da luta pela sobrevivência e do trabalho árduo, não dispensavam o lazer e as manifestações artístico-culturais, estas que perduram até os dias atuais.

A FUNDAÇÃO CULTURAL de Timbó tem como objetivo primordial preservar o patrimônio cultural de seu povo, tanto o material (tangível) quanto o imaterial (intangível), ou seja, resguardar as tradições, usos, costumes, história e demais características culturais do Município de Timbó.

Com a Cultura vive-se emoções duradouras, muitas vezes através da associação a fatos, histórias, imagens e sons. Com ela cada pessoa marca sua alma com descobertas, constrói sua personalidade, firma sua identidade.

O acervo cultural de um povo é sua memória expressa através das crenças, tradições, lutas, vitórias e conquistas. A partir deste conjunto referencial, somado aos registros históricos e as tradições, uma nação forma sua identidade. Garantir a cada pessoa o acesso ao patrimônio material e imaterial de seu tempo e espaço fortalece uma nação.

Volkstanzegruppe Blauer Berg - Grupo Folclórico de Dança Alemã Curt Donner (Bisneto do Fundador do Município) em Cerimonial de Busca do Rei do Tiro Desfile Típico de Comemoração do Aniversário do Município de Timbó (12/10) / Avenida Getúlio Vargas - Centro da Cidade

 


Dentro de um conceito prático, “cultura consiste nas maneiras socialmente aprendidas de se viver em grupos humanos”. Envolve todos os aspectos da vida social, incluindo tanto aprendizagem quanto comportamento.

É um todo complexo, que incluí linguagem, conhecimento, crença, princípios morais, lei, estética (incluindo arte, arquitetura, comida e vestuário) e costumes. Assim, cultura é o conjunto de valores do homem, algo que vem sendo conquistado desde a pré-história até a contemporaneidade.

A cultura seria, ao final, um sistema de regras sociais que envolvem conhecimento, costumes, crenças, artes, leis e quaisquer outras capacidades e hábitos que fazem parte de uma sociedade. Ela é transmitida de uma geração à outra. A cultura não é una, ou seja, a mesma constitui-se como gênero e os diversos segmentos e diversidades de nações e povos como tipos culturais. Cabe ressaltar que a Cultura não é estática, pois evolui e modifica-se através dos tempos.
 

 

Paisagem Rural vista do Antigo Salão Hammermeister (atual Museu da Música) / Rua Edmundo Bell, s/n° - Bairro Dona Clara (acesso a Benedito Novo)

E como você pode ter acesso a tudo isso? Não foram só seus pais, não foi só o seu próprio esforço. Existe uma teia muito antiga de solidariedade ligando toda a humanidade. Foi ela que lhe fez herdeiro de museus, conjuntos arquitetônicos, danças folclóricas, arte. Conhecimentos antigos postos a serviço da beleza, da alegria e da verdade contemporâneas. Apoiando a cultura, você resgata uma divida íntima, tornando melhor o Município que recebeu para quem vem depois. Você continua a tecer o nó da nossa história, da cultura aconselhadora à qual você pertence.