A Biblioteca Municipal de Timbó, instituída no início da década de 40, na época denominada “Alberto Santos Dumont”, permaneceu inativa até o final da década de 60, quando o professor Nestor Margarida como voluntário passou a administrar. Em 1970, por concurso público foi nomeado o novo responsável pela biblioteca, o Sr. Adelmo Faes e também houve a transferência da biblioteca, antes na Prefeitura Municipal para o prédio do Cine Teatro Municipal.  Em 1990, passou a se chamar “Biblioteca Pública Municipal Prof. Péricles Prade”.

Em 2009 a Biblioteca Pública Municipal Péricles Prade trouxe uma novidade à comunidade timboense e aos mais de 500 usuários que desfrutavam do serviço de empréstimo: a identificação de usuários através do sistema, abandonando o uso de carteirinhas.

Atualmente, a biblioteca possui 1.800 leitores, conta com aproximadamente 14.000 títulos à disposição da comunidade com obras didáticas, jurídicas, literárias, infantis e de pesquisa. Em ambiente climatizado, atende a crianças, jovens e adultos com a assinatura de jornais da região e revistas com assuntos da atualidade. Para os pequenos leitores, a biblioteca conta com um ambiente especial chamado “Cantinho da Leitura” onde as crianças podem, de uma maneira muito descontraída, usufruir da mais variada literatura infantil.

A biblioteca está aberta de 2ª à 6ª feira das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Para cadastrar-se é necessário trazer comprovante de residência, RG e CPF, sem custo de inscrição.

Maiores informações poderão ser obtidas na biblioteca ou pelo telefone (47) 3382-4171.